Redação Comercial: como estruturar de forma eficaz?

A redação comercial é uma das ferramentas mais eficazes de comunicação das empresas, essencial para atrair, conquistar e reter clientes.

A comunicação eficaz é um fator crucial para as empresas que desejam se destacar no relacionamento com seus clientes e fortalecer sua presença no mercado. Seja para fechar uma venda, construir um relacionamento com o cliente ou simplesmente transmitir informações importantes, a maneira como nos comunicamos impacta diretamente nos resultados.

Atualmente existem diversos canais digitais que podem facilitar a comunicação empresarial, e com isso, a redação comercial se tornou ainda mais importante. Mas como garantir que nossas mensagens sejam claras, concisas, corteses e, ao mesmo tempo, atinjam seus objetivos?

Foto: Sora Shimazaki

A seguir, vamos explorar os elementos essenciais de uma redação comercial eficaz e como elaborá-la sem erros.

O que é uma redação comercial e qual a sua funcionalidade?

A redação comercial abrange todas as formas de comunicação escrita utilizadas no contexto empresarial. Estes conteúdos são criados com o objetivo de informar, ajudar, persuadir e promover produtos, serviços ou ideias.

Deste modo, sua funcionalidade principal é estabelecer uma ponte eficiente entre a empresa e seu público, seja ele interno ou externo, se diferenciando de outros tipos de redação por seu caráter prático e objetivo, buscando sempre um resultado específico.

O que não pode faltar em uma redação comercial?

Uma redação comercial eficaz não pode ser elaborada sem ter:

1.Um objetivo claro

Antes de começar a escrever, é preciso ter seu objetivo bem claro. Defina o propósito da sua mensagem. É essencial entender o que você deseja alcançar para definir qual a ação que espera do seu leitor. Ter um objetivo claro em mente direciona a escrita e garante que sua mensagem seja coesa e focada.

2.Público-alvo

Uma redação é escrita para ser lida. Portanto, é essencial compreender quem é seu público e adaptar a linguagem, o tom e os argumentos utilizados às características e necessidades de quem você está tentando alcançar.

Uma mensagem direcionada a investidores experientes, por exemplo, será diferente de uma mensagem para um público leigo em finanças. Atentar a esses detalhes é essencial para passar uma mensagem empática e efetiva.

3.Linguagem e tom

A linguagem deve ser clara, objetiva e acessível ao seu público alvo.

Quando a comunicação é direcionada a uma pessoa em específico, é mais fácil deixá-la personalizada. Evite jargões técnicos ou termos complexos que possam confundir o leitor que não tem tanto contato com o mercado. Em uma comunicação em massa, o tom deve ser profissional, cortês e respeitoso, mesmo em situações delicadas.

Em ambos os casos, lembre-se de que a gentileza fortalece relacionamentos e contribui para uma comunicação mais eficaz.

4.Persuasão e argumentos

Apresente seus argumentos de forma lógica e convincente, utilizando dados, estatísticas e exemplos concretos para reforçar sua mensagem, quando possível. Lembre-se que na comunicação financeira, a credibilidade é fundamental, então baseie seus argumentos em informações sólidas e confiáveis.

5.Call to Action (CTA)

Call to Action, ou CTA, é simplesmente um botão para ação. Na redação comercial, é preciso definir para onde você quer que o texto leve a pessoa que está lendo. Indique claramente ao leitor qual ação você espera dele. Seja para clicar em um link, solicitar um orçamento ou agendar uma reunião, um CTA claro e direto facilita a conversão e aumenta as chances de atingir seus objetivos.

Principais tipos de redação comercial

Existem diferentes tipos de redação, cada um com objetivos específicos, que ajudam as empresas a se conectar com seus públicos de maneira eficaz.

E-mails: para o e-mail ser eficaz, é crucial que a mensagem seja concisa e tenha um propósito claro, seja para compartilhar novidades, oferecer promoções, responder a dúvidas ou fornecer informações essenciais.

Websites: nos sites, as empresas apresentam suas soluções, valores e informações de forma estruturada e acessível; ele deve ser intuitivo, fácil de navegar e levar conteúdo informativo.

Material de suporte: Recursos como tutoriais e FAQs, que fornecem aos clientes informações detalhadas e orientações práticas sobre como utilizar produtos ou serviços de maneira eficaz.

Comunicação em chats: respostas rápidas e diretas, com foco em esclarecer dúvidas de clientes de forma imediata e eficiente. Esse tipo de comunicação exige tom amigável, objetividade e uma abordagem personalizada para garantir uma boa experiência ao usuário.

Redes sociais: devem ser criativos e alinhados com os valores da empresa, para atrair e manter a atenção do público certo. A chave para o sucesso nas redes sociais é a combinação de informações úteis, visuais atraentes e um tom de comunicação que conecte com o público-alvo.

Foto: Pixabay

Como fazer uma boa redação comercial?

A comunicação empresarial, especialmente com a rapidez que as coisas acontecem, muitas vezes precisa de mais clareza e gentileza. É preciso ir Se atentar a esses detalhes, além do simples dever de responder o cliente ou escrever um texto para prospectar. Essa abordagem é essencial para manter a eficiência da comunicação e bom relacionamento, tanto como cliente interno, quanto o cliente externo.

Além da leitura geral e conhecimentos específicos sobre o tema abordado no texto, para fazer uma boa redação comercial, mesmo em mensagens curtas, deve se ter objetividade, clareza e cortesia.

A redação comercial eficaz é uma ferramenta estratégica essencial para o sucesso de qualquer negócio. Independentemente do canal — seja um e-mail, uma mensagem de chat ou uma postagem — cada interação com o cliente ou com o parceiro representa uma oportunidade valiosa para reforçar a marca e construir relacionamentos.

Por isso, para a WisePay é importante priorizar a qualidade do que se comunica. Quando nos expressarmos com clareza, objetividade e respeito em todas as nossas mensagens, garantimos que nosso conteúdo seja compreendido e bem recebido, fomentando a fidelização de nossos clientes em relacionamentos produtivos e duradouros.

Fontes:
Workana

IRPF Portal