Assim que surgiu no mercado financeiro brasileiro, o Pix transformou o cenário das transações financeiras ao permitir transferências instantâneas em real, 24 horas por dia, inclusive finais de semanas e feriados.
O Pix se consolidou como o principal meio de transações financeiras do brasileiro, e ao longo dos anos, vem evoluindo e passando por mudanças significativas, buscando desburocratizar a vida financeira do cidadão. Vamos ver quais são as principais novidades do Pix para 2025?
Vamos relembrar o que é Pix e qual sua importância?
O Pix, lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020, introduziu agilidade e acessibilidade às operações bancárias, permitindo transferências e pagamentos instantâneos.
A simplicidade do sistema é um dos seus maiores trunfos: com apenas uma chave Pix — que pode ser o CPF, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória — é possível enviar ou receber dinheiro em segundos, sem a necessidade de dados bancários complexos. O resultado? Atualmente, mais de 90% dos brasileiros adultos utilizam o Pix.

Como o Pix surgiu?
O BC iniciou o projeto do Pix com a motivação de modernizar pagamentos, reduzir custos, aumentar a inclusão financeira e fomentar competição por meio da iniciativa pública. Ou seja, o Pix foi idealizado para democratizar o acesso ao sistema financeiro e promover a inclusão digital no Brasil.
Seu desenvolvimento envolveu um amplo estudo do Banco Central sobre as demandas do mercado e as melhores práticas internacionais. Deste modo, o sistema foi projetado para ser simples, seguro e universal.
Como o Pix funciona?
A operação do Pix é baseada em transferências instantâneas realizadas por meio da rede do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI). A segurança das transferências é garantida por camadas robustas de criptografia, autenticação multifatorial e outras medidas, como limites de transações noturnas, adotadas para prevenir golpes e fraudes.
Quais as novidades do Pix em 2025?
2025 traz novas funcionalidades para o Pix, soluções que prometem tornar o sistema ainda mais prático e eficiente para consumidores e empresas. Veja principais:
Pix automático: promessa de revolução dos pagamentos recorrentes (já no ar!)
O Pix automático é uma grande novidade que promete revolucionar ainda mais a forma como pagamentos recorrentes são gerenciados. Basicamente, essa funcionalidade vai permitir, mediante autorização previa, pagamentos de forma automática, sem a necessidade de autenticar cada transação, como acontece hoje com o Pix tradicional.
Pense em contas de consumo geral como água e luz ou até mesmo mensalidades de academias e outros serviços. Hoje, para pagar com Pix, você precisa escanear o código QR ou copiar e colar o Pix Copia e Cola a cada mês. Com o Pix Automático, a ideia é que você dê uma única autorização prévia para que essas cobranças sejam debitadas diretamente da sua conta, na data de vencimento, de forma similar ao débito automático que já conhecemos.
Pix parcelado
O Pix Parcelado é auto explicativo: permite que consumidores realizem compras dividindo o pagamento em parcelas. Na prática, funciona de maneira similar ao cartão de crédito, mas com a vantagem de não precisar de um limite pré-aprovado. As parcelas são liquidadas via Pix, proporcionando agilidade aos lojistas, que recebem o valor à vista, enquanto o consumidor paga mensalmente.
Pix no boleto (já no ar!)
Introduzida em fevereiro de 2025, o Pix no boleto permite que boletos sejam pagos via QR Code Pix, unindo a praticidade do pagamento instantâneo à flexibilidade dos boletos. Além de simplificar o processo, o BolePIX elimina atrasos de compensação, reduzindo os custos administrativos para as empresas.
Pix por aproximação
O Pix por Aproximação permite realizar pagamentos apenas aproximando o celular ao dispousado para cobrança, como as maquininhas de cartão com tecnologia NFC (Near Field Communication). Essa funcionalidade é ideal para transações presenciais, oferecendo rapidez e praticidade semelhantes às de cartões contactless.
Pix em garantia
Essa solução foi pensada voltada para empresas e Fintech, o Pix em Garantia possibilita que recebíveis futuros sejam utilizados como garantia para operações de crédito. A nova funcionalidade é uma solução inovadora para aumentar a liquidez das organizações e impulsionar a inclusão financeira no mercado corporativo.

Quais as novas regras do Pix em 2025? Entenda o que muda na sua rotina
Além das mudanças para facilitar a rotina dos usuários, o fator segurança também tem passado por melhorias. Alguns exemplos incluem:
- Limite para novos dispositivos: para combater fraudes, dispositivos recentemente cadastrados terão limites reduzidos de transações.
- Relatório de transações à Receita Federal: transações mensais que ultrapassem R$ 5 mil (pessoas físicas) ou R$ 15 mil (pessoas jurídicas) serão reportadas.
- Exclusão de chaves vinculadas a CPF/CNPJ irregulares: chaves associadas a documentos inválidos serão automaticamente canceladas.
- Atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED): o MED foi aprimorado para permitir a contestação automatizada de transações suspeitas.
Aqui na WisePay, um dos nossos compromissos é a desburocratização da gestão financeira. Valorizamos a inovação e a praticidade para nossos clientes, parceiros e colaboradores, e por isso, estamos sempre atentos às tendências tecnológicas que moldam o mercado financeiro e facilitam as transações.
Essa atenção nos permitiu observar de perto a ascensão do Pix. Para se ter uma ideia, as transações realizadas via Pix pelos nossos clientes em nossas máquinas já representam 20% da nossa operação, um número que demonstra a forte adesão e preferência por essa modalidade de pagamento eletrônico.
Fontes:
Creditas
CNN
Banco Central do Brasil
Silva Lopes Advogados